A importância de respirar corretamente

Tempo de leitura: 2 minutos

A respiração é um fator essencial da vida. É uma ação automática e natural, responsável por trazer oxigênio para os nossos pulmões e para o nosso sangue, que leva para todos os outros órgãos, mantendo o pleno funcionamento do corpo.  

Mesmo sendo uma ação tão natural, alguns hábitos ou ações podem fazer a gente respirar de forma incorreta, seja por alguns momentos ou por toda a vida. Por exemplo, em casos de pessoas muito ansiosas ou em situações constantes de estresse, a respiração pode lhe faltar e falhar, causando dores no corpo, tonturas, nervosismo, pressão alta e até desmaios.

Outro exemplo, são de pessoas que mantém uma respiração errônea ou limitada por toda a vida, maximizando as chances problemas respiratórios, cardíacos, renais e até na coluna. Isso acontece porque, o indivíduo não o utiliza o pulmão em toda a sua totalidade, fazendo com que enzimas e bactérias se alojem nos órgãos com mais facilidade.

Por isso, exercitar técnicas corretas de respiração é investir em qualidade de vida. Ela pode amenizar sintomas de ansiedade, curar doenças, corrigir problemas posturais e ampliar a sensação de bem-estar.

Uma atividade física que visa aprimorar a respiração, através de métodos eficazes e tranquilos é o Pilates. Saiba mais sobre ele no tópico a seguir:

O Pilates e a respiração

O Pilates é uma atividade física que se baseia em 6 fundamentos: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento Fluido.

Assim, com esses pilares, ele engloba exercícios lentos e precisos, com foco em deixar corpo em mente sadios. Por isso, não envolve exercícios com movimentos repetitivos, que logo tiram a atenção do indivíduo.

Toda sessão de Pilates começa com alguns minutos de concentração na respiração. Isso acontece porque, boa parte dos exercícios giram em torno desse fator essencial. Através da respiração, é possível canalizar a energia para a área que está sendo exercitada, tonificando os músculos e aprimorando a concentração.

A respiração também ajuda a desenvolver a consciência corporal, no qual o indivíduo passa a entender o que acontece com seu corpo, exercendo um maior controle sobre ele e relaxando suas tensões com mais tranquilidade.

Em questão ao condicionamento físico, o Pilates ensina a respirar da forma correta (torácica ou diafragmática intercostal) para concentrar a força nos músculos transversos da região do abdômen, mantendo o equilíbrio e sustentação correta da coluna, desta forma, fortalecendo todos os outros músculos com mais facilidade. Com essa técnica, o Pilates também pode corrigir a postura, dando o alinhamento correto para o corpo.

As sessões de Pilates são feitas de acordo com o desenvolvimento do indivíduo e conforme ele progride, aprimora o seus movimentos até conquistar os resultados esperados com a prática.

Para entender mais sobre a importância da respiração, que tal agendar uma conversa conosco? Ficaremos felizes em receber você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *