8 benefícios do Pilates

Tempo de leitura: 2 minutos

Para quem pretende praticar Pilates, saiba que a atividade traz uma série de benefícios para corpo, mente e saúde. Trata-se de uma das atividades mais completas e capaz de exercitar todas as partes do corpo.

Confira alguns dos benefícios que você pode conquistar com o Pilates:

  1.       Aliviar o estresse e ansiedade

Com exercícios que exigem concentração e ritmo respiratório, o Pilates aprimora a respiração e possibilita um controle maior sobre o corpo. Assim, a pessoa torna-se capaz de identificar suas emoções com mais facilidade, para agir com mais tranquilidade no dia a dia.

  1.       Corrigir a postura

Por se tratar de uma atividade física que trabalha todos os músculos do corpo uniformemente, o Pilates melhorias para toda a estrutura. Por isso, conforme a pessoa pratica os exercícios, ela fortalece os músculos da coluna, sustentando melhor o corpo e com a postura correta.  

  1.       Melhorar o equilíbrio

Com movimentos lentos e precisos, o Pilates faz com que o indivíduo desenvolva a consciência corporal e melhor condicionamento físico, para que controle com maior facilidade as suas funções e tenha mais equilíbrio.

  1.       Aprimorar a concentração

Por consistir em exercícios embasados na respiração, Pilates faz com que a pessoa precise se dedicar inteiramente a atividade. Desta forma, o indivíduo aprende a ficar mais focado, refletindo essa habilidade em outras atividades rotineiras.

  1.       Tonificar a musculatura

Como já foi citado, a atividade física tem a capacidade de exercitar todos os músculos do corpo, através de movimentos lentos e precisos, no qual é preciso canalizar toda energia do corpo para a área que será exercitada. Assim, a musculatura do indivíduo fica cada vez mais tonificada.

  1.       Prevenir a osteoporose

O Pilates pode fortalecer músculos, articulações e ossos. Para quem tem osteoporose ou deseja se prevenir da doença, isso é bastante favorável, pois melhorar os movimentos, dá mais segurança ao corpo e minimiza os sintomas da doença.

  1.       Melhorar a coordenação motora

Por ser uma atividade que envolve movimentos leves e precisos, a pessoa pode praticar o Pilates sem pressa ou medo de não conseguir se exercitar. Desta forma, o indivíduo alonga seu corpo aos poucos, com foco em desenvolver sua consciência corporal, que o ajudará a melhorar a coordenação motora.

  1.       Aliviar as dores musculares

Por atuar em todos os grupos musculares, o Pilates a raiz da dor em qualquer parte do corpo. Além disso, os exercícios melhoram as funções corpo, estimulando a circulação, respiração correta e batimento cardíaco, a fim de, aliviar outros tipos de dores também.

Vale lembrar, que o Pilates é recomendado para todas as idades e pode tratar diversos tipos de enfermidades. Por isso, a prática é um excelente investimento em qualidade de vida.

Quer saber sobre o Pilates? Agende um horário para conversar com um de nossos instrutores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *