Pilates para gestantes: por que fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

A gravidez é um período que a mulher passa por diversas mudanças no corpo, assim como, alterações hormonais e emocionais. Desta forma, também é um período que a mulher precisa manter-se saudável, segura e tranquila, para que tudo corra bem com ela e o bebê.

Para esse desenvolvimento saudável, o Pilates é uma atividade bastante recomendada que traz benefícios para a gestação desde o início, até o fim dela.

Durante as sessões, a gestante recebe a orientação de um instrutor que a acompanha durante toda a prática. Ele aplica exercícios voltados para a alterações que ocorrem no corpo mês a mês, com foco em aliviar dores, desconfortos e ansiedade.

Confira a seguir alguns dos principais motivos que levam gestantes a fazer Pilates:

Equilibra a postura

Conforme a barriga cresce, algumas mulheres podem apresentar dificuldades para sustentar o corpo de forma alinhada. Assim, os exercícios de Pilates fortalecem os músculos da coluna, para que ela mantenha a postura correta durante toda a gravidez.

Reduz dores e desconfortos

Como o Pilates exercita todas as partes do corpo, pode atingir a raiz das dores de forma eficaz, alongando o corpo e aliviando as dores de qualquer região.

Melhora a qualidade do sono e aumenta a disposição

Com a prática, a futura mãe consegue relaxar suas tensões e alivia a ansiedade, fazendo com que ela tenha melhores noites de sono e, consequentemente, tem mais disposição para realizar suas tarefas.

Fortalece os músculos pélvicos

Ao fortalecer os músculos do assoalho pélvico, a mãe consegue exercer mais controle da região, ajudando-a diminuir contrações e desconfortos, além de melhorar a qualidade do parto, fazendo que seja mais tranquilo.

Ameniza os efeitos hormonais

Por ser uma atividade que melhora a circulação sanguínea e alivia as tensões do corpo, os efeitos hormonais tendem a diminuir. Assim, a futura mãe consegue controlar melhor as suas emoções e ter uma gestação mais saudável.

Após o parto, a mãe também pode continuar com a prática, a fim de, ter uma recuperação mais rápida e saudável. Além disso, em planos futuros, ela também pode incluir o seu filho nas sessões de Pilates, já que a prática é recomendada para crianças a partir de 04 anos.

Quer saber mais sobre o Pilates? Venha esclarecer suas dúvidas em nosso estúdio. Esperamos por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *